top of page

CONSULTORIAS PARA GOVERNANÇAS REGIONAIS DE TURISMO
Proporcionar para a governança turística a real compreensão de sua gestão, perpassando por diversos elementos primordiais que permitem compreendê-la e torná-la mais produtiva desde seu planejamento, suas ações, buscando alcançar resultados efetivos.
Diagnósticos de governanças regionais de turismo
É necessário a realização do diagnóstico para determinar com clareza o momento em que a governança se encontra em relação a sua organização, relações de poderes, informações e ações, e resultados alcançados até o presente momento, para que o modelo analítico de governança regional seja aplicado.
Organização da governança: constituição e seleção de membros
A organização da governança remete-se as questões relativas as gestões regionais de turismo, buscando analisar diversos aspectos que trataram da sua constituição, processo de seleção dos membros e o seu envolvimento no contexto socioambiental.
As relações de poderes envolvem seus atores diretamente nas atividades exercidas pelas governanças regionais de turismo, desde seus planejamentos até as suas avaliações e acompanhamentos. A relação de poder deve ser percebida pelos atores de forma equilibrada, não como números de entidades pertencentes, mas atores que possam atuar na gestão de forma paritária e significativa.
Relações de poderes entre os membros das governanças
Fatores como promoção, comercialização, acompanhamento e transparência são necessárias para as governanças regionais de turismo no sentido de possibilitar aos seus atores não somente informações sobre forma de gestão, mas, aspectos que traduzem essas informações em promoções dos produtos, atrativos e serviços da região, os canais de comercialização dos seus produtos e serviços, para que haja transparências nas execuções das ações das governanças e os acompanhamentos periódico de todos estes fatores que são agregadores e contribuem para o desenvolvimento das regiões turísticas.
Informações e ações das governanças regionais
Resultados advindos das ações das governanças regionais
Os resultados devem ser mensuráveis e reais, pois, com base neles, novas ações são realizadas, reordenadas e readequadas, cuja finalidade está em apresentar novas soluções para o melhoramento das atividades turísticas. Estes resultados contribuem para encontrar possibilidades de organização e gestão que possibilitem o desenvolvimento da região turística.
Aplicação do Modelo Analítico de Governança Regional de Turismo - MGRT
A aplicação do Modelo Analítico de Governança Regional de Turismo (MGRT) possibilita utilizar métodos diferentes, mas que se complementam no sentido de obterem conteúdos que subsidiem a compreensão das governanças, proporcionando identificar suas principais dificuldades e qualidades, no intuito de formular novos planejamentos e ações para alcançar resultados que sejam positivos para o desenvolvimento das regiões turísticas.
Resultados da aplicação da MGRT e prospecção de novos planejamentos e ações
Posterior a aplicação do modelo, os resultados que podem ser considerados efetivos e não efetivos, geram novas formas de planejamentos e novas ações. ou apenas aprimoram as já existentes. Desta forma as governanças regionais de turismo têm a possibilidade de compreender como a gestão está sendo conduzida.
bottom of page